quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Rosbife de filet mignon



E você  sabe preparar o  famoso ‘Rosbife” ? 

Pois então esta na hora de aprender como é fácil e saborosa nossa receita.

Na verdade, não é a receita em si, mas a técnica de preparo, que é perfeita e muito fácil e muda bastante o jeito de se preparar a carne, que no final, fica muito macia e no ponto ideal.




Ingredientes:


1 pedaço de filet mignon
Sal
Pimenta do reino
Barbante  (amarrar a carne)
40 ml de  colheres de azeite



Modo de Preparo: 


Amarre a carne com o barbante.

Leve-a para selar numa frigideira/assadeira que possa ser levada ao forno. É importante que o mesmo local em que for selada a carne, seja levado ao forno, porque vamos aproveitar tudo o que grudar nesse local, entenderam?

Eu tenho uma panela que faz esse trabalho, mas se você não tiver, utilize uma assadeira de bolo mesmo. Leve o azeite para esquentar e a carne para selar, até ficar bem passada. 

Nesse ponto, leve ao forno bem quente (250 graus) durante 15 minutos. Na metade desse tempo, retire, tempere com sal e pimenta, e retorne ao forno para finalizar.

Assim que terminar esse tempo, embrulhe o filet mignon em papel alumínio e deixe-o descansar por mais 15 minutos. Essa etapa é bastante importante, pois o suco da carne vai voltar para as fibras, deixando-o bem macio e suculento no resultado final.

Após essa etapa, leve o suco que sobrar dentro do papel alumínio para a frigideira. O líquido vai fazer com que tudo que ficou grudado (e que tivemos o cuidado de preservar) seja incorporado ao molho da carne. Esse processo se chama deglacear. Coe o molho obtido e reserve.

Fatie a carne em pedaços de 1 cm, ou se preferir, leve à geladeira e depois fatie em fatias bem finas.
Eu preferi servir bem quentinho, acompanhado do molho da própria carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário