segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Vamos fala de vinho? - O que é um vinho / Uvas Viníferas






O que é um vinho? 


O vinho é a bebida elaborada a partir da fermentação alcoólica do suco de uvas recém colhidas .

O processo natural de fermentação se dá através das leveduras – microorganismos que se alimentam do açúcar presente no suco da uva, transformando-o em álcool e dióxido de carbono.

De modo geral, as uvas são colhidas uma vez ao ano, preferencialmente quando atingem seu ideal estágio de maturação.

A maturação das uvas pode ser vista como um processo que passa por diversas e importantes etapas.

E duas destas etapas são fundamentais para determinar o momento ideal da colheita, além do potencial de qualidade em uma determinada safra: 

Maturação tecnológica (acompanhamento de açúcares e acidez)


No hemisfério norte, a colheita geralmente ocorre entre o início de setembro até o início de novembro e, no hemisfério sul, entre meados de janeiro até o início de março.

No entanto, o melhor momento para a colheita dependerá de inúmeros fatores, tais como: condições climáticas, variedades de uvas e o estilo de vinho que se deseja obter.

Assim que as uvas chegam na vinícola, o ideal é que a vinificação seja realizada o mais rápido possível, de modo a aproveitar todo o frescor da fruta e evitar uma fermentação indesejada.




Mas o vinho não é apenas um fermentado de uvas…

Para compreendermos melhor o vinho, é importante pensarmos nele não apenas como um simples fermentado de uvas.

Há inúmeros fatores (tipos de uvas, solos, climas, processos) que influenciam diretamente em seu visual, aromas e sabores.

E é por isso que, felizmente, temos a disposição diversos tipos de vinhos, elaborados em todo o mundo através de diferentes métodos, com os mais variados preços e que agradam desde paladares mais simples, aos mais exigentes.




Vinho sem álcool 


Apesar de dividir opiniões de especialistas e degustadores, recentemente descobrimos o vinho sem álcool, ainda não tivemos oportunidade de experimentar e formarmos nossa própria opinião, mas em breve trago o que o que achamos dessa novidade pouco conhecida no Brasil.

Quem pensa que vinho sem álcool e suco de uva é a mesma coisa, engana-se. O suco de uva é feito, geralmente, pelo cozimento da uva com açúcar e água. O vinho sem álcool é feito pela fermentação natural da uva (sem adição de água) e, depois, desalcoolizado.

O processo, que não é barato, gera uma grande perda de volume inicial da bebida. Para se obter 1 litro de vinho tinto suave sem álcool são necessários 2,4 litros do vinho pronto, pois, no momento da desalcoolização, além do álcool, perde-se água e outros componentes. 

Os flavonóides, no entanto, são encontrados numa proporção até 65% maior que nos vinhos com álcool. Para se fazer 1 litro do vinho tinto seco sem álcool, são usados 3,5 litros do vinho tinto seco.

Os sem álcool não apresentam restrição de consumo. Destinam-se a pessoas  com restrições religiosas, apreciadores que não podem mais consumir bebida alcoólica por portar algum tipo de doença como diabéticos, doentes hepáticos, hipertensos, cardíacos, alérgicos a álcool e todas as pessoas que tomam medicamentos, como também pessoas que não querem consumir álcool.



Uvas Viníferas: Conheça algumas das Principais Variedades e os Estilos de Vinho Que Produzem











Nenhum comentário:

Postar um comentário