segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Bife Ancho com legumes grelhados e chimichurri





Tradicional da culinária argentina, o chimichurri é um ótimo acompanhamento para a parrilla.

O molho chimichurri é o mais utilizado no acompanhamento de carnes na Argentina, e está nas mesas de churrascos dos hermanos assim como o vinagrete na mesa dos brasileiros. A receita básica do molho leva azeite de oliva, salsinha e orégano, mas os argentinos se sentem à vontade para dar um toque na sua receita de família.

Por conta da acidez, o chimichurri quebra a gordura da carne, o que o torna tão agradável no paladar.

Diz a lenda que foi um inglês chamado Jimmy Curry, no século 19, quem criou o molho. Ele era um comerciante e estava na Argentina, comprando carnes para o Reino Unido. Comeu um churrasco maravilhoso e, em agradecimento, preparou um molho com azeite, vinagre, ervas e especiarias que havia colhido em suas andanças mundo afora.


Ingredientes:

500 g de bisteca do contra filé com osso
1ramo de alecrim
3 un de dente de alho
100 g de sal grosso
500 ml de azeite de oliva extravirgem
100 g de batata doce 
100 g de abobrinha italiana
½ maço de salsinha fresca 
½ maço de tomilho fresco


½ maço de orégano fresco
5 un de folha de louro fresca
1 un de pimenta malagueta fresca
100 g de cebola roxa em rodelas

100 g de tomate italiano em rodelas
1 un de suco de limão siciliano
Sal Q. B.
  
 

Modo de Preparo:

Corte a cebola roxa, a abobrinha em rodelas de 2cm e reserve em um bowl com água, corte também o tomate nesta espessura e reserve.


Cozinhe a batata doce por 30 minutos ou até que esteja al dente. Finalize a cocção com um choque térmico, (colocando a batata em um recipiente com agua fria e gelo) corte em rodelas de 2 cm e reserve.


Para o preparo de chimichurri corte as folhas do tomilho, salsinha, louro, orégano, o alecrim, o dente de alho e a pimenta malagueta picadas finamente.


Misture tudo em um bowl e acrescente 300 ml de azeite, suco de um limão siciliano, acerte o sal, mexa e reserve tampado com filme plástico.


Em uma tábua de corte, com o auxílio de uma faca de desossa, desosse o bife de ancho pelas costas, divida em duas peças de 250 gramas cada e reserve.

Preparo final:

Disponha sal grosso nos dois lados do bife. 


Aqueça o char broiler ( ou uma frigideira, pode ser churrasqueira também) ao máximo, retire o excesso de sal do bife de ancho e acomode no centro da grelha de 2 a 3 minutos de cada lado.

 Pincele azeite na grelha e disponha os legumes sobre ela, pincelar azeite a cada virada.



Em um prato raso, coloque um aro redondo e acrescente os legumes devidamente grelhados, intercalando um a um. Espete um  um ramo de alecrim em cima da torre de legumes. Acomode o bife no prato, regue com chimichurri.





Nenhum comentário:

Postar um comentário