quinta-feira, 4 de julho de 2013

Arroz carreteiro







Hoje vou falar de um prato bem simples, com sabor muito especial: arroz carreteiro ou arroz com carne seca e temperos. Cada um faz essa receita a seu modo, dando o toque pessoal com os temperos que gosta. Mas a carne seca não pode faltar no preparo do arroz carreteiro. A carne seca ou charque é uma manta de carne bovina salgada e exposta em galpões para curar. Tal preparo confere à carne um sabor especial, além de aumentar sua durabilidade fora da geladeira. O charque é facilmente encontrado em supermercados, junto aos produtos para fazer feijoada. Há várias marcas disponíveis. Como parte da embalagem é transparente, eu costumo escolher o charque pela melhor aparência. Para utilizar a carne, é necessário dessalgá-la. Nas embalagens costuma vir uma instrução para isso. Além do arroz carreteiro, a carne seca também é indispensável no preparo dos seguintes pratos típicos:roupa velha ou charque farroupilha,escondidinho de carne seca e arrumadinho.




Ingredientes:



500 g de carne seca dessalgada (cubos pequenos)
4 colheres de azeite
2 xícaras de arroz branco
1 pimentão vermelho
1 cebola média
5 dentes de alho
1 pimenta de cheiro
3 xícaras de água quente
3 xícaras de água fria




Modo de Preparo:




Retire-a da embalagem, lave rapidamente, corte-a em cubos grandes, coloque numa vasilha coberta com água e leve à geladeira pó aproximadamente 8 horas, se possível toque essa água pelo menos duas a três vezes
Retire a carne da água e corte em cubinhos pequenos. Aqueça bem uma panela que tenha tampa, coloque o azeite e refogue a carne até fritar e o fundo da panela ficar marrom.
Pique em cubinhos a cebola, o pimentão, o alho e a pimenta de cheiro. Junte essa mistura à carne para refogar quando essa mistura estiver bem refogada, adicione o arroz lavado e refogue um pouco mais . Depois acrescente 3 xícaras de água fervente, aumente o fogo e tampe a panela. 

Na hora em que a água tiver secado e o arroz começar a agarrar no fundo, adicione água fria. Misture bem, prove e corrija o tempero, abaixe o fogo e deixe o cozimento terminar com a tampa semi-aberta.

Assim que a água tiver secado por completo e começar a formar uma rapa no fundo, está pronto seu arroz carreteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário