domingo, 15 de dezembro de 2013

Feira agroecológica da agricultura familiar



JABOTICATUBAS / MINAS GERAIS



A proposta da feira nasceu do Projeto Nessa Terra Tudo Dá, executado em 2012 e 2013 pela Amanu e pelas turmas do MOVA-Brasil, que atingiu 21 comunidades de Jaboticatubas: Capão do Berto, Buracão, Espada, Dias, Xirú, Joana, Cruzes de Minas, Curralinho, Capão Grosso, Vila Santa Rita, Capão Clemente, Maré Mansa, Mato Barreiro, Jardim das Oliveiras, Boa Vista, Lucas, Mato do Tição, Barreio, Sapé, Rio Vermelho e São José da Serra. Esse projeto convidou os agricultores familiares para participarem de um diagnóstico participativo, onde algumas questões foram apontadas: a CEASA não é um bom mercado para todos; muitos agricultores familiares não têm como tirar a DAP no momento e por isso ficam de fora de muitas políticas públicas para a agricultura familiar; já houve uma produção maior por parte dos pequenos agricultores porém essa veio diminuindo devido à falta de incentivos ao agricultor e à vida no campo em geral; os que produzem hoje precisam ter um retorno maior da produção para poderem investir em aumentá-la e qualifica-la; a agricultura convencional é cara e dependente de insumos de “fora da porteira”; há grande diversidade de produtos feitos nas comunidades, alimentos e outros; todos têm necessidade de acessar mais mercados e gostariam que esse fosse de venda direta; há produção sem uso de insumos químicos e vontade de implementá-la especialmente por questões de saúde e mercado.
            



São inúmeros os benefícios oferecidos pelas feiras livres da agricultura familiar, entre eles: possibilidade de desenvolvimento local com geração de renda nas comunidades rurais, que se repercute no comércio local como um todo; venda direta, que beneficia tanto o produtor como o consumidor e possibilita criar relações de confiança entre eles; possibilidade de venda diversificada, fortalecendo a cultura local e a inclusão social; vai de encontro à necessidade de fomentar uma alimentação saudável, com produtos artesanais de qualidade e sem agrotóxicos à preços acessíveis; favorece a organização dos agricultores e a produção local, em médio prazo fortalecendo a execução de políticas públicas pelo município (PNAE; PRONAF; OCS); oferece opção de lazer e atividades educativas para a cidade.


 
 






Jaboticatubas é um município com muitas comunidades rurais, que abrigam saberes, sabores e outras riquezas que precisam ser reconhecidas e potencializadas.

Para isso o blog “Encontro Gourmet” entrou nessa parceria, valorizando nossos ingredientes locais.



 






E não poderia ser melhor, alem de uma apaixonada pela gastronomia , também apaixonada por essa cidades maravilhosa, que me trás  tão boas recordações . 

 


Essa última edição preparamos uma “Palla mineira com arroz vermelho flambada na cachaça” valorizando diversos ingredientes nativos como arroz vermelho a cachaça, temperos e diversos produtos vendidos na feira .










Revista "Minas Gourmet" sempre apoiado projetos gastronômicos por Minas Gerais   :) . Obrigado pelo Carinho Emerson.

Prefeito de Jaboticatubas "FABIO SANTOS"


E vamos a nossa  Receita:

“Paella mineira com arroz vermelho flambada na cachaça”
 


Ingredientes:
 

300 ml de azeite
20g de açafrão 
4 dentes de alho laminado
1 cebola picada
150 g de bacon em cubos
400 g de arroz vermelho
Pimenta malagueta
100 g de peito de frango em cubos
150 g de lombo de porco em cubos
200 ml de cachaça
150g de lingüiça porco
1 pimentão amarelo picado
150 g de costelinha defumada
1 pimentão vermelho picado
150 g de quiabo
Ervilha torta, Cenoura, Tomate cereja
Sal e pimenta
Caldo de Carne e aves
Torresmo ( para decorar )
Salsinha e Cebolinha ( para decorar)


Modo de Preparo:  


Doure o bacon, e reserve. Coloque as costelinhas na gordura do bacon e frite. Junte o lombo de porco e frite. Junte o  file de frango e frite.

Acrescente a cebola, alho,os pimentões e refogue por 4 ou 5 minutos.


Junte o açafrão da terra. Deixe o açafrão fritar, mexa bem os ingredientes e junte toda a lingüiça e frite.

Junte as ervilhas (deixe um pouco para usar na decoração)


Acrescente o arroz. Com a ajuda de uma colher, distribua o arroz uniformemente,
Acrescente o caldo de carne e frango .

Nesse momento acrescente os demais ingredientes de sua preferência (cenoura, tomate cereja)

Acerte o sal, pimenta a gosto e os demais temperos de sua preferência 

Mexa e tampe a paelleira com alumínio. Cozinhe, em fogo baixo, até o arroz secar e ficar ao dente.

Retire o alumínio, decore com as tiras e rodelas de pimentão e cebola, com os ovos cozidos, com os torresmos, ervilha. Regue com bastante azeite.




OBS: Lembrando que você pode utilizar os ingredientes que você gosta, pode fazer substituições.  

Para saber mais sobre esse projeto visite o site http://feirajabo.wix.com/raizesdocampo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário