terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Biscoitinho de Polvilho



Biscoito Mineiro

O biscoito de polvilho é uma receita tradicional mineira, mas não se sabe muito a respeito da sua origem e criação. Por exemplo, não se tem registro de quem criou essa receita, mas sabe-se que é um prato bem antigo.
Historiadores encontraram registros de que no século XVIII as cozinheiras das fazendas de Minas Gerais já preparavam esse prato que era muito apreciado pelas pessoas ricas. A palavra polvilho tem sua origem da palavra em latim “pulvu” que significa “pó” ou “poeirento”, algo que sabemos que esse biscoito é mesmo.

Biscoito de Buracos

Uma das primeiras coisas que observamos em biscoitos de polvilho é como ele é cheio de buracos, não é mesmo? A existência dos buracos se explica pela forma como ele e produzido. Na receita básica desse biscoito são usados leite, água, óleo e polvilho, essa mistura é levada ao forno e a água presente começa a evaporara assim como os gases a se expandir.

Com essa expansão o biscoito passa a ter uma textura aerada, quando termina de cozinhar, próximo dos 75°C as paredes das células da massa criam um tipo de crosta na superfície do biscoito o que faz com que ele não consiga mais crescer. Quando chega ao seu tamanho final esse biscoito fica repleto de buracos, que de certa forma ajudam a deixar o biscoito de polvilho ainda mais gostoso.

Biscoito Sucesso nas Praias Cariocas

Quem mora no Rio de Janeiro ou já passou pelas praias de lá sabe que o Biscoito Globo é sinônimo de biscoito de polvilho. Porém, apesar do grande sucesso carioca dessa marca ela nasceu em São Paulo. A criação da marca é dos irmãos Milton, Jaime e João Fernandes que precisaram trabalhar na padaria de um tio. No ano de 1953 eles aprenderam como fazer a receita e dois anos depois o Biscoito Globo chegava ao Rio e para ficar, com um sucesso tão grande os irmãos não voltaram mais para São Paulo.
 
O Show Não Pode Parar

Para se ter uma ideia do tamanho sucesso dos biscoitos da marca Globo a fábrica trabalha de domingo a domingo das 6h ás 20h. Como se trata de um dos produtos mais vendidos nas praias todos os dias tem uma fila de quase 350 ambulantes em frente a fábrica para comprar os biscoitos.

Num dia bonito no Rio, quase todos, são vendidos cerca de até 12 mil pacotes de Biscoitos Globo. Cada pacote desse biscoito, seja a versão doce ou salgada, custa R$ 0,70 para o ambulante que pode vender por quanto quiser.

O Mesmo Biscoito de Sempre

Uma curiosidade a respeito da marca Biscoito Globo é que ela nunca fez propaganda e já recusou várias propostas para abrir franquias em outros estados. Dessa forma os produtos da marca são distribuídos através de um único ponto, a fábrica.

Uma consequência de se manter local e pequeno é que a marca, um dos símbolos das praias cariocas, já estampou vários produtos como biquínis, cangas e outros sem necessariamente haver autorização. Entretanto ter se mantido igual desde sua origem foi um dos pontos que fez com que o público se mantivesse fiel.

Uma ‘inovação’ em design é a embalagem de duas cores, a vermelha é de biscoito doce e a verde é a de biscoito salgado. As cores eram usadas para ajudar a guiar os ambulantes que até então eram analfabetos.

Receitas de Biscoito de Polvilho

Depois de saber um pouco mais sobre esses biscoito mineiro que fazem grande sucesso que tal aprender como fazer em casa? 





Ingredientes:

 250 g de leite
200 g de gordura de coco
500 g de polvilho azedo
20 g de sal
50 g de ovo
100 g de água morna


Modo de preparo: 

Aquecer o forno a 190º C. Unte uma assadeira com olho de coco ou azeite. 

Em uma panela ferva  o leite e a gordura de coco.

O óleo de coco que sempre uso em nossas receitas é esse aqui. Ele.... O óleo de coco pode ser subsistido por banha ou olho milho/girassol entretanto a durabilidade e sabor do óleo de coco não tem igual.

Em um recipiente misturar o polvilho com o sal e agregar a mistura o leite com
a gordura de coco ao polvilho, acrescentar o ovo.




Dar ponto, de pingar com a manga, com a água morna.


Pingar da forma desejada na assadeira.

Levar para assar por 20 minutos ou até estarem levemente dourados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário