quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Facas - Tipicidade



“Há uma extensa gama de facas para desempenhar funções especificas. A medida que vamos trabalhando na cozinha, nosso kit de facas tende a crescer, abrangendo não só as básicas- faca de chef ou faca francesa, faca de desossar, faca de legumes, faca trinchante mas também varias facas especiais.  

Faca do Chef

Adquirir facas mais especificas e utilizá-las adequadamente para cada tipo de alimento tornará o seu trabalho mais fácil, rápido e produtivo. Alem disso, se ganha tempo e produtividade e ainda evita-se o desperdício do alimento. 



Aqui está uma descrição das facas mais utilizadas corriqueiramente em uma cozinha e suas funções:



Faca do chefe


A faca do chefe é uma das mais populares entre os amantes de cozinha. Com uma lâmina curvada e que varia de 15 a 30 centímetros, foi feita para deslizar na tábua durante o corte. Essa é uma das que você não pode dispensar, pois pode ser usada para cortar diversos alimentos, desde frutas até carnes.


Faca Santoku

De origem japonesa, a Santoku é uma coringa na cozinha. Assim como a do chefe, serve para cortar alimentos em geral.  Seu nome significa “três virtudes”, pois sua lâmina é perfeita para cortar, picar e fatiar.




Faca Cutelo

A faca cutelo parece ter saído das mãos de um vilão de filme de terror. Mas não se assuste! Ela pode ser muito útil na cozinha, é ideal para cortar alimentos mais residentes e até mesmo ossos.


Faca Paring

A paring é uma faca que pode facilitar o seu dia-a-dia. Ela é multiuso e, por ser uma faca menor, é perfeita para descascar todos os tipos de vegetais. Além de também fazer trabalhos mais delicados e que exigem precisão, como limpar camarão.
Faca Bonin
Faca Boning

A faca boning possui uma lâmina fina e curvada, o que ajuda a ter mais controle na hora de fazer cortes precisos. É usada para separar carne de ossos e cortar frangos e peixes.


Faca serrilhada (faca de pão)

Esse é um modelo que você deve ter na sua casa. A faca serrilhada é muito popular pois é perfeita para cortar e fatiar o pão sem amassar ou quebrar. Por causa de suas serras, esta faca não precisa ser afiada e dura muito tempo.



Agora que você já sabe para que serve cada faca, faça um teste e veja como usar a lâmina certa faz seus pratos ficarem mais gostosos e bonitos, além de dar menos trabalho.


Mas atenção: as facas são utensílios muito delicados e precisam de alguns cuidados.  Não se esqueça de que facas cegas podem causar muitos acidentes, pois quando percebemos que a faca não está cortando, colocando mais força e acabamos cortando o dedo ao invés do alimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário