terça-feira, 8 de julho de 2014

Dia da Gastronomia Mineira





Na semana passada recebi um e-mail da nossa queridíssima Rosilene Campolina, que sempre divide com seus amigos precisas informações. 

Rosilene compartilhou conosco desta vez um texto do Chef Puiati sobre o dia Dia da Gastronomia Mineira e que eu não poderia deixar de postar aqui para vocês, a Chef também nos contou uma informação que vai deixar nos os mineirinhos ainda mais sorridente.

Pois bem, nossa COZINHA será homenageada na SAPUCAÍ, no Carnaval 2015 através de sua grande representante DONA LUCINHA. Realmente temos muito o que comemorar, afinal Minas Gerais é o único Estado da federação que tem um DIA dedicado à GASTRONOMIA oficialmente reconhecido no calendário e será a primeira COZINHA a desfilar os seus SABORES e SABERES na Sapucaí. É orgulho !!!

Aproveito para convidar vocês para prestigiar o Portal Gastronômico da Chef Rosilene , o Chef a Chef .




 


5 de Julho foi comemorado : Dia da Gastronomia Mineira! Uma conquista que foi articulada por Puiati, Maria Lúcia Dornas e Vinícius Márcio Horta - Mineiros e militantes incansáveis na luta em favor da difusão do nosso patrimônio gastronômico.


Texto do Chef Edson  Puiati


“ A gastronomia mineira surgiu a partir das culturas europeia, africana e indígena. À mistura dessas culturas adicionaram-se às necessidades de sobrevivência dos habitantes das antigas vilas mineiras e os insumos naturais da região. Assim foi criada uma cozinha criativa, diversificada e única, que hoje é elemento de destaque no contexto cultural, social e econômico de Minas Gerais. Portanto, o surgimento da gastronomia mineira permeia a formação histórica do Estado e é uma marca reconhecida nacional e internacionalmente. 

É essa miscigenação de elementos culturais de um povo – seus costumes, saberes e fazeres na produção de alimentos e bebidas – que faz a gastronomia de uma região ou nação. E Minas Gerais, com a generosidade de suas terras, suas múltiplas raízes culturais e a criatividade de seu povo, detém um forte talento quando o assunto é gastronomia. Nos últimos anos, principalmente, a culinária típica mineira ganhou mais atenção – suas raízes e interfaces estão sendo cada vez mais pesquisadas, valorizadas e exploradas. Os resultados já evidenciam um considerável salto qualitativo, e Minas Gimagem erais já é reconhecida como um dos Estados de maior apelo gastronômico no Brasil.

A escolha do Dia da Gastronomia Mineira se deu pela indicação da data de nascimento de Eduardo Frieiro – 5 de julho – num reconhecimento de sua importante colaboração em favor da culinária mineira. O livro “Feijão, angu e couve – ensaio sobre a comida dos mineiros”, do professor Eduardo Frieiro, publicado em 1966 pela UFMG, foi a primeira obra a abordar a culinária mineira do ponto de vista histórico e sociológico, tornando-se uma referência para pesquisadores do tema.

Segundo Ângela Vaz Leão, “Feijão, angu e couve" esboça um quadro da cultura mineira visto não a partir do escritório ou da biblioteca, mas da cozinha da casa. Utilizando informações de várias procedências, dadas por historiadores, viajantes e escritores, ou testemunho e a experiência de amigos e conhecidos de vários pontos de Minas, e até mesmo a sua própria experiência, Frieiro procura mostrar historicamente como se formou uma tradição de culinária mineira, assim como descrever comidas típicas, desde seu preparo e apresentação até seu consumo à mesa.”



Eduardo Frieiro foi um autodidata que cursou apenas dois anos primários em uma escola estadual do bairro Carlos Prates. Depois ele passou a vida lendo e estudando por conta própria. Foi tipógrafo, revisor, redator, professor universitário. Escreveu diversas obras, ingressou na Academia Mineira de Letras em 1944. Em 1960, ganhou o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra. Certamente este homem de origem simples é merecedor do nosso reconhecimento, pois foi um exemplo de amor e dedicação aos estudos, à pesquisa e à leitura. 

Tenho a alegria de compartilhar que a iniciativa do Dia da Gastronomia Mineira partiu de um projeto conjunto elaborado por mim, Maria Lúcia Dornas e Vinícius Márcio Horta – um trabalho gratificante que rendeu este fruto histórico. O projeto foi encaminhado ao Governador, que o transformou em projeto de lei em 2012 (3.606/2012). Em 21 de dezembro de 2012, a Assembleia de Minas votou o projeto de lei instituindo o Dia da Gastronomia Mineira (Lei 20.577, de 21/12/2012). Parabéns a todos nós, amantes da cozinha mineira! ”




O texto é muito esclarecedor não é mesmo? Bate coração de tanta emoção! Essa  gastronomia que nos encanta tanto sendo homenageada é muito orgulho!

Este vídeo foi publicado no Terra de Minas e nos conta um pouquinho com sobre a historia da gastronomia mineira com Dona Lucinha e Marcia .




Nenhum comentário:

Postar um comentário