sexta-feira, 21 de março de 2014

Polpettones da Confraria Encontro Gourmet



Vocês sabem que meus pratos são quase sempre preparados para o jantar para . Por isso procuro receitas mais magras e que não exigem complexidade para preparar, afinal, depois de um dia de trabalho a disposição! Não sei se já disse, mas eu amo carne moída e utilizo no preparo de muitos pratos. Para mim é a melhor forma de comer carne vermelha!

A cozinha italiana, rústica me agrada muito.

Não a quem dispense uma bela massa não é mesmo ? E para acompanhar um delicioso espaguetti ou pappardelli, nada melhor que um polpettone! 

Huuumm...amo polpettone!!!! E para deixa lo ainda mais saudável e também fazer menos bagunça na cozinha faço sempre assado e não empanado (a receita original é empanado).


Ingredientes:


400g de carne moída
1 ovo
20 g de  farinha de rosca  ou aveia
10g de sopa de orégano
cheiro verde
alho picado a gosto
10 g de mostarda
molho de tomate
mussarela, presunto e parmesão ralados (cerca de 200gs de cada)
sal e pimenta


Modo de preparo:


Misturar a carne, o ovo, a farinha de rosca, alho, mostarda e cheiro verde. Corrigir o sal e adicionar a pimenta (opcional).

Para fazer o polpettone usar de molde uma travessa pequena e colocar cerca de 100gs de carne, no formato da palma da mão (eu fiz menor e rendeu 3 polpettones).

Colocar a mussarela e o presunto ralados para rechear.



Cobrir com a mesma quantidade de carne e apertar as bordas para não escorrer o recheio.

Forrar uma assadeira com papel alumínio, deixando um pedaço grande para cobrir os polpettones para assar.

Quando estiverem quase no ponto (com o papel alumínio de ambos os lados, a carne vai cozinhar de forma uniforme), retire o papel e pincele com azeite para dourar.






Depois de assados (mas não muito porque irão novamente ao forno para gratinar e também podem ficar secos), coloque em um refratário/pirex forrado com molho de tomate. 

Adicione mais um pouco do molho em cima dos polpettones, salpique-os com o queijo parmesão e coloque para gratinar.



Simplérrimo não é? E rende uma jantinha delícia!!!!



Preparei esse polpettone e para acompanhar escolhi um arroz branco no azeite,porque estava com vontade de comer esse arroz. Combinação simples e perfeita.






Um comentário: