quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ovas de Tainha/ Bottarga






Atualmente venho ouvido falar muito entre os chefs, restaurantes e apreciadores da boa gastronomia sobre as “ Ovas de Tainha ”,  tambem conhecidas Como CAVIAR BRASILEIRO, então para esclarecer as duvidas dos meus leitores e também a curiosidade vamos falar um pouquinho sobre nossa mais nova jóia brasileira. Rsrsrsrs


As Ovas de Tainha são procedente do Mediterrâneo, difundida na Antiguidade pelos Fenícios e consumida na ásia por Japão e China, e na Europa, em especial na Itália, França e Espanha , há séculos, a Bottarga di Muggine vem a ser a ova de tainha processada artesanalmente e transformada no "Caviar do Mediterrâneo". 

Quem nunca ouviu falar em Caviar? Ovas de Esturjão? Caviar Beluga? Russo ou do Irã.

Pois bem, o Caviar é uma iguaria na Gastronomia mundial tendo o quilo de um bom Caviar custar algo em torno dos 15 mil dólares.

Claro que não seria comparado por exemplo ao quilo do Açafrão aqui no Brasil que custa 109 mil reais. ( lembrando que não estamos falando no açafrão da terra)





No Brasil, mais precisamente no litoral sul e sudeste ocorre a tradicional Pesca da Tainha, uma tradição que é tombada pelo patrimônio histórico, cultural e artístico do nosso estado de Santa Catarina.

E que estado maravilhoso!!!

Em minha última folga dei uma fugidinha para Florianópolis onde pude conhecer um pouco mais sobre a Tainha.

Uma Tainha quando vendida na temporada e congelada para turistas, passa dos R$20,00 o quilo, mas em algumas épocas é possível comprar Tainha fêmea com ovas por R$5,00 o quilo.

Estas ovas que são produzidas aqui no Brasil, são degustadas em Países citados no alto.

Nós temos na mão um verdadeiro tesouro, digno de exportação que no nosso País infelizmente não é tão valorizado talvez pelas pessoas não conhecerem direito.


  
A Ova de Tainha pode ser consumida de várias maneiras.


A Empresa Bottarga Gold, situada em Itajaí - SC beneficia estas Ovas de Tainha usando vários processos de conserva como a desidratação e defumação.

Recentemente, provei a Bottarga fatiada bem finamente por cima de um prato de massa. São inúmeras maneiras de uso.

Nos brasileiros temos a cada dia procurar pesquisar mais os alimentos que temos ao nosso redor e ao menos prová-los e valorizá-los. Pois estamos cheios de riqueza e nem sempre valorizamos como deveríamos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário