quinta-feira, 19 de julho de 2012

Croissants




A grande dificuldade de fazer croissants em casa é fazer a massa folhada (Eu particularmente tentei fazer aqui em casa um dia destes e não deu muito certo mas assim que conseguir conto o segredo pra vocês ). Se usamos massa folhada comprada pronta, a fabricação de verdadeiros croissants de Paris vira uma brincadeira. Na França croissants se comem exclusivamente no café da manhã ("Un café-crème et un croissant!" é o que você deve pedir de manhã num café parisense) e nunca são recheados (seria considerado um pecado gravíssimo, apagaria todo o gosto de manteiga). O máximo tolerado por um Francês digno desse nome é passar um pouco de manteiga ou de geleia neles.
Mas como não estamos em Paris que tal colocamos um recheio??? O meu vai ser de queijo minas, mas pode ser de presunto, frango , carne moída e outros .



Ingredientes:


1 Pacote de massa folhada
1 Gema de ovo
Um pouco de farinha e manteiga
Queijo para o recheio ( lembrando que o recheio é do que você gostar )


Modo de preparo:


Abra a massa folhada, dobre ela uma ou duas vezes sobre si mesmo (o importante na massa folhada é formar camadas) e abra ela com um rolo sobre uma superfície enfarinhada. Não faça ela muito fina, deixe uns bons 3 ou 4mm de espessura. Corte linhas na massa com uma faca, para formar retângulos de mais ou menos 12x20cm. Corte uma diagonal em cada um desses retângulos.

Coloque uma fatia de sobre cada triângulo. Coloque as fatias mais próximas à base do triângulo.

Enrole cada triângulo sobre ele mesmo, começando pela base de 12cm, mantendo a ponta mais ou menos no meio. Curve ele para formar um crescente, e coloque numa assadeira untada com manteiga.

Pincele cada croissant com um pouco de gema, e asse em forno bem quente (>250°C) por 20 minutos ou até que a gema esteja bem dourada.

Um comentário: