segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Pudim de Leite Condensado





O Pudim de Leite Condensado é uma receita saborosa e bem simples de preparar. Ele desmancha na boca e preserva um maravilhoso sabor adocicado. Só de olhar a imagem dessa sobremesa as pessoas já ficam com água na boca.

Acredita-se que a origem do pudim está em Portugal, mais precisamente no século XVI. Os portugueses preparavam o doce a base de leite e ovo, com o objetivo de atingir uma consistência cremosa e levemente sólida. Quando chegou ao Brasil, durante o período da colonização, a receita do pudim de leite condensado ganhou muitas variações e se tornou uma das mais populares quando o assunto é sobremesa.

Confesso que não tinha o hábito de prepara a receita uma vez que minha mãe sempre foi  expert em pudins,  então toda vez que dava aquela vontade de pudim era só recorrer a “mamãe”, apesar de não morar com meus pais a aproximadamente sete anos nunca avia feito o pudim em casa, pois bem, como alguns de vocês sabem o ano de 2016 foi cheio de novidades... Casei-me depois de alguns anos de namoro rsrsrsrs , me mudei para o  Ap novo depois de um ano de obras , e este mês chega as nossas vidas o João Lucas o meu filho! 

Ao me mudar uma das receitas que quis prepara foi o pudim de leite condensado e caramelo da minha mãe.
E para um incentivo maior ganhei dela uma daquelas panelas próprias  para pudim que já vem com a parte de colocar a água para o Banho Maria e com a forma do pudim. 

Quem não tem a panela vale a pena adquirir, já testei fazer no forno usando outra panela como banho Maria ou ate mesmo um tabuleiro, mas não deu muito certo, um dos motivos é a quantidade de água que deve esta cobrindo o creme.

Outra dica é escolher uma panela fina, panelas grossas atrapalham o cozimento do creme.

Então vamos à receita... Que por sinal é muito simples!

Ingredientes:

4 ovos
395g de leite condensado 
395 ml de leite
100g de açúcar cristal  


Modo de preparo:

Em uma panela de fundo largo adicione o açúcar  e deixe derreter de fora para dentro sem mistura o caramelo que for se formando, assim que toda a açúcar derreter adicione uma pequena quantidade de agua apenas cerca  40 a 50 ml e deixe apurar um pouco ate criar uma calda nem dura e nem muito liquida , quando começar a borbulha já pode desliga. Caso esfrie e fique muito dura é so colocar mais um pouquinho de agua e levar ao fogo novamente.




No liquidificador bata os ovos,o leite condensado,e o leite. 



Em uma forma para pudim cubra o fundo com a calda e despeje o creme, leve para cozinha em banho maria por aproximadamente 40 minutos ( o tempo vai depender muito da potencia do seu fogão ).





Agora é só esperar esfriar por completo, com o auxilio de uma faca descole as laterais de forma delicada, coloque um prato sobre a forma e é só virar. 






Sirva em temperatura ambiente ou leve a geladeira!





Nenhum comentário:

Postar um comentário