terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Panzanella: uma fresca salada de pão italiana!




A Panzanella, é uma salada rústica feita de pão perfeita para o verão.

Naceu na Toscana como um prato de origem camponesa que era consumido nos campos por trabalhadores que permaneciam fora de casa durante todo o dia e é muito simples de se preparar (não requer cozimento). 



Os ingredientes principais da Panzanella, que pode ser considerada um prato principal, são o pão envelhecido (dormido), tomate, pepino, cebola roxa, manjericão, sal, pimenta, vinagre de vinho branco e azeite.

A nossa versão para essa salada leva também abobrinha italiana crua e azeitonas verdes.
  

Ingredientes:

300g de tomates Sweet ( ou um de sua preferência )
15 folhas de manjericão fresco
300g de pão italiano fatiado
1 pepino pequeno
1 abobrinha italiana
100g de azeitonas verdes
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 cebola roxa
Azeite extra-virgem
Sal / Flor de sal da Cimsal com hibisco
Pimenta do reino


Gente sou apaixonada pela coleção da  Flor de Sal da Cimsal, ainda não tive a oportunidade de experimentar todos os sabores que são muitos, vão do tradicional aos mais exóticos, a Flor Sal escolhida de hoje foi a com hibisco que combinou perfeitamente com a nossa salada refrescante.


Modo de preparo:


Corte os tomates ao meio.

Corte em tiras a cebola, abobrinha, pepino e as azeitonas.

Em um recipiente acione todos os legumes já picados e tempere com sal/ Flor de sal moida na hora, pimenta do reino, azeite e vinagre. 

Corte as fatias de pão envelhecidas em cubos grandes e adicione a salada, junte as folhas de manjericão e pronto uma salada linda. 



Dicas
 
A Panzanella sofreu ao longo dos anos numerosas reinterpretações e enriquecimentos, tais como a adição de vários ingredientes, como alface, ovos cozidos, anchovas, atum, aipo e qualquer outra coisa que a imaginação pode criar… experimente criar a sua versão, tentar não custa nada!



Nenhum comentário:

Postar um comentário