sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sagu de Jabuticaba



Aqui em minas estamos em tempo de jabuticaba e como essa frutinha é bem ambulante para nossa região vamos aproveitar para preparar mais delicias com a mesma.

A algumas semanas tivemos o festival da jabuticaba em  Sabará uma cidade aqui em minas muito aconchegante por  sinal , onde preparamos diversas receitas com a fruta ( receitas já postadas aqui no blog ) e hoje preparamos pra vocês um Sagu de Jabuticaba delicioso.






Ingredientes:


1,5 litro de água
50 g de sagu, de preferência de bolas grandes
500 ml de infusão de jabuticaba (feita com 100g de cascas secas e água – ferva por 5 minutos)
100g açúcar
2 paus de canela
2 cravos
15 g de cascas de laranja
10 g de casca de limão taiti, só a parte colorida, cortadas em tiras finas


Modo de Preparo:


Em uma panela grande, coloque a água e leve para ferver. Junte o sagu e cozinhe por 1 hora (um pouco menos se usar o sagu tradicional, de bolinhas pequenas) ou até que fique com um miolo ainda opaco.  Escorra e lave em bastante água gelada para tirar o excesso de goma.

Enquanto isso, junte a infusão de jabuticaba com o açúcar e as especiarias (canela, cravo e casca de laranja e de limão) e cozinhe por 2 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe em repouso por 15 minutos. 

Descarte as especiarias da calda e leve-a novamente ao fogo. Quando ferver, junte as bolinhas de sagu e deixe cozinhar por mais alguns minutos ou até que fiquem completamente cozidas, sem o miolo branco.  Escorra e reserve a calda. As bolinhas, coloque em forminhas individuais molhadas com água (pode usar xícaras de fundo abaulado) e resfrie sobre água com gelo ou em temperatura ambiente (na geladeira, endurece).  Leve a calda ao fogo e deixe apurar até ficar com consistência de xarope.  Desenforme o sagu e sirva com a calda fria.





  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário