terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Anatomia e Identificação das facas



Iremos começa a partir desta semana uma serie de postagens sobre as facas.
Aprender a manusear e utilizar uma faca faz parte do primeiro grande desafio que os cozinheiros iniciantes devem enfrentar.
Inicialmente vamos conhecer um pouco sobre todas as partes que compõem uma faca, assim como quais as principais metais que são utilizados para a produção das lâminas.



Partes que compõem uma faca

Espiga: é a continuação da lâmina que se estende por dentro do cabo. Se observamos que a espiga se estende por toda a extensão do cabo, tenha como certo que se trata de uma faca de qualidade.

Cabo: são feitos de diversos matérias, mas os melhores são materiais mais duros e resistentes a rachaduras ou fendas, sendo duráveis também ao contato com produtos de limpeza. Os preferidos são de polipropileno ou madeira jacarandá. Algumas facas japonesas, como as da marca japonesa Global, preferidas por muitos chefs renomados, são feitas inteiramente em aço, inclusive o cabo. Independente do material que é produzido deve se adaptar à mão confortavelmente. 

Bolster ou Gavião: se encontra bem na junção da lâmina com cabo.
Promove um maior equilíbrio da faca e também é um elemento de proteção e reforço.
Rebites: são usados para fixar a espiga no cab. Importante que sejam bem embutidos, lisos e rentes á empunhadura. 

Espinhas: é a parte da lâmina normalmente aposta ao fio. Influencia na resistência da lâmina. Pode servir de apoio para as mãos e os dedos, para aumentar a precisão dos cortes. 

Fio ao gume: é a capacidade que o utensílio possui em realizar o corte de forma precisa orço (profundidade espessura desejada), com facilidade (mínimo de esforço ou pressão) e perfeição (ação efetivamente realizada, sem rasgar ou esfiapar).

Tipos de lâminas utilizadas 

Dando continuidade, existem diversos materiais utilizados para se fabricarem as lâminas. 

Os principais são: 

-Aço carbono: as facas produzidas com laminas de aço carbono propiciam uma afiação excelente e mais fácil de consegui se comparado com o inox, por exemplo, mas são muito suscetíveis a corrosão e descoloração ao entrar em contato com alimentos ácidos.

-Aço inoxidável: são as mais comum. A manutenção da faca produzida com essa lâmina é muito mais fácil em comparação com a de aço-carbono, pois o inox é muito mais forte e não oxida e nem descolore. Porém, é mais difícil de conseguir uma boa afiação. Mas uma vez bem afiada, tem a capacidade de manter o fio por mais tempo.

-Aço inoxidável de alto carbono: trata-se de uma novidade, uma liga relativamente recente, que une as vantagens tanto do aço carbono como do aço inox. A afiação se torna melhor e mais fácil pela presença do carbono, e a composição do inox promove uma maior durabilidade e facilidade de manutenção.

Além dessas variedades de materiais, temos também as facas de cerâmica, que atualmente estão na moda e podem ser facilmente encontradas em lojas especializadas. Elas são fabricadas com um material chamado óxido de zircônia, um material mais duro que o aço. Possuem um excepcional corte, mantendo-se afiada por bastante tempo. Porém, a recomendação de utilização é que se use majoritariamente para trabalhar com vegetais, frutas e carnes sem osso evitando o contato com superfícies muito duras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário