segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Como calcular a quantidade de comida e bebida para uma festa



O final do ano já chegou e uma das perguntas que mais recebo nessa época de ano é: 

Como calcular a quantidade de comida e bebida por convidado nas festas de confraternização e ceia de natal?

Para ajudar vocês leitores e leitoras do “Encontro gourmet” separei algumas dicas de ouro. 

E esses calculo servem para qualquer jantar, festa ou evento a que venham realizar ao logo do ano. 






Então vamos as dicas:




Cardápio
Escolha o cardápio da festa levando em consideração a lista de convidados. Descomplique. Não invente, por exemplo, de empratar a comida se tiver 50 convidados. Fique atento também ao horário da festa e saiba que no almoço as pessoas comem mais. Além de ter mais apetite durante o dia, almoços são mais longos, portanto, reforce a quantidade.  

Massa recheada
Um cardápio com apenas uma opção de massa recheada pede o cálculo 200g por pessoa e 200 ml de molho por pessoa (ou 1 litro de molho para cada 1 kg de massa). 

Massa seca 
No caso da massa seca como estrela do menu, o cálculo deve ser de 100g por pessoa (depois de cozida, o peso aumenta) e 250 ml de molho por pessoa (a massa seca pede mais molho que a recheada).

Massa + proteína
Quem opta por servir uma massa acompanhada de proteína deve consider a conta de 120 g de massa por pessoa e 180 gramas de proteína por pessoa. 
 
Proteína + guarnições
A opção pelo prato de proteína e acompanhamentos pode ser calculada segundo os números abaixo. Proteína = 200g por pessoa Farofa = 60g por pessoa Arroz cru = 40g por pessoa Guarnição total = 160g por pessoa (distribuídos entre as diferentes opções 

Churrasco
Primeiro você precisa considerar que é uma refeição longa, com duração de até seis horas e isso muda as coisas, porque os convidados matam a fome e, umas horas depois, podem querer recomeçar. Outra coisa importante é que tem sempre a linguicinha, o pão com alho, o queijo, a farofa, tudo isso precisa entrar no cálculo total, que é de 600g por pessoa, incluindo carne, aperitivos e acompanhamentos. Mas a quantidade para homens e mulheres é diferente – e não se trata de sexismo, é só a constatação de que homens costumam comer mais que mulheres. 

Carne
Na hora de organizar o churrasco, lembre da quantidade de homens e mulheres que estarão presentes. Cada homem come, em média, 400g de carne e cada mulher 300g.  

Acompanhamentos
Atenção na hora de escolher a variedade de opções para acompanhar o churrasco, calcule 200g por pessoa (distribuídos entre as diferentes opções).
1 saco de carvão é suficiente para grelhar de 5 kg a 6 kg de carne. A maneira de armazenar o saco de carvão depois de aberto é muito importante, principalmente na praia, pois não pode pegar umidade. A dica é embalá-lo em saco plástico. 
 
Sobremesa
Para muita gente, a sobremesa é o ponto alto da festa. Então, é preciso caprichar.  Para saber o número certo de doces é preciso definir quantas opções de sobremesa serão feitas. Se tiver apenas um doce, calcule 120g.  A regra tem uma exceção. No caso do sorvete, geralmente o favorito dos convidados, o cálculo muda .

Sorvete
O sorvete costuma ser uma escolha de sucesso para toda cardápio. Se ele for o único doce a ser servido, calcule 150g por convidado. O pote de 1kg rende 20 bolas (cada bola tem 50g).  

Sobremesas cremosas
Calcule 60g por pessoa para cada opção de doce cremoso servido. 

Frutas
As frutas também são uma opção saborosa, 30g por pessoa é a quantia ideal.

Tortas e bolo
No caso das tortas ou bolos, cada pessoa come, em média, 1 fatia. 

Vinho
Uma garrafa de vinho (750 ml) rende 6 taças, mas você conhece os convidados e sabe o quanto eles bebem.

Espumante
O espumante costuma ser uma das estrelas da festa. Se o objetivo for servir a bebida no decorrer do evento, calcule 1 garrafa para 2 pessoas. Se ele for usado apenas para o brinde ou a recepção, calcule 1 garrafa para 6 convidados.

Tinto, branco e cia
Apostar na variedade de vinhos pode ser uma opção. Para não errar, atenção aos números: Vinho branco/tinto = 1 garrafa para 2 pessoas Vinho + espumante = Vinho = 1 garrafa de vinho para cada 3 pessoas + 1 garrafa de espumante para cada 4 pessoas 

Cerveja
Quando a bebida escolhida for a cerveja, atenção: Lata = 3 a 4 latas de 300 ml por pessoa. Garrafa = Uma garrafa (750 ml) rende 6 taças, mas você conhece os convidados e sabe o quanto eles bebem. Chope = Calcule 1,5 a 2 litros por pessoa. Vai te ajudar saber que 20 litros de chope rendem 66 copos de 300 ml. 

Não alcoólicos
Sempre existem convidados que não consomem bebidas alcóolicas, então, aposte na variedade de opções para este grupo. Na hora de contabilizar a quantidade de água (com ou sem gás) faça a estimativa de 500 ml por pessoa. No caso dos refrigerante e sucos o número muda para 300 ml por pessoa.

Gelo
Gelo não pode faltar e a melhor forma de gelar bebidas para a festa é utilizar  um isopor grande, cheio de gelo. Para acelerar o processo, acrescente sal grosso e álcool. A medida ideal é a seguinte: 10 kg de gelo + 550g de sal grosso + 500 ml de álcool. Comece a gelar as bebidas quatro horas antes do início da festa. 

Quantidade
Para uma festa com 20 pessoas tenha 4 sacos de gelo de 5kg. Um saco de gelo de 5 kg é suficiente para encher uma champanheira que comporta 3 garrafas de espumante. Não se esqueça de manter um saco de gelo extra no freeze.

Gelo limpo
Não esqueça de gelo limpo para as bebidas que levam gelo no copo. Calcule 1 kg de gelo para cada litro de bebida destilada ou servida “on the rocks”.



BOAS FESTAS ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário