quinta-feira, 19 de março de 2015

Queijo Tipo Ricota Caseira








Confesso pra vocês que esta receita me surpreendeu MUITO a principio quando resolvi testar não imaginei que ficaria tão boa.

Achei essa receita em na internet com a descrição de Ricota caseira , fiquei bem curiosa para aprender , porem descobri a medida que fui lendo que não se tratava exatamente de uma ricota como dizia a receita , pois a verdadeira ricota não é feita a partir do leite mas sim do soro do queijo o que lhe confere a característica especial de um alto teor de soro (proteína ).

Apesar de que pela legislação brasileira e portuguesa é permitido adicionar parte de leite ao soro para aumentar o rendimento da fabricação, mesmo assim eu não poderia chamar a receita de Ricota.


Então para quem tem restrição a gordura essa não seria a melhor opção.


 Como Chamar esse queijo? ( Queijo tipo Ricota )




A Fabricação parece um pouco com a do queijo fresco e o sabor de um requeijão cremosos porem com outra textura.

Trata-se de um tipo de derivado do leite leve e muito saboroso e melhor muito mais natural se tornando mais saudável também, além de fica ótimo em diversas receitas ou simplesmente com uma torradinha ou biscoito sem falar no custo que é muito baratinho. 

                                               

Ingredientes:



1 litro de leite integral
Vinagre branco ( 3 a 10 colheres de sopa  )
Sal a gosto (opcional)
Ervas desidratada (opcional) 


Modo de preparo:


Leve o leite ao fogo até começar a ferver.

Assim que começar a subir desligue o fogo e vá acrescentado colheres de sopa de vinagre branco uma a uma ate percebe que o leite talhou e a parte sólida esta separada do líquido, se você quiser um queijo salgadinho é só apresentar o sal neste moment

A quantidade de colheres de vinagre que você vai usar varia muito da qualidade do leite, variando entre 3 a 10 colheres, mas tente usar o mínimo possível. (Usei três colheres) 

Por isso adicione uma colher mexa olhe se talhou se não adicione outra olhe novamente e assim por diante.
Deixe descansar por 15 minutos.




Ai é só passa a mistura por um pano limpo, drenar bem e colocar em um potinho para da o formato.






Se você quiser prepara uma ricota temperada como a minha basta adicionar a massa antes de colocar no potinho um pouquinho de orégano desidratado, salsa, pimenta calabresa e manjericão. 

Desenforme e esta pronto.

O queijo tipo Ricota dura uma semana na geladeira se conservado em um recipiente bem fechado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário