terça-feira, 27 de maio de 2014

Cozinha Toscana/ Itália




Fala da Itália não estará completa se não falamos sobre sua gastronomia principalmente se tivermos falando sobre a toscana essa linda região da italiana. Conheça um pouco dessa comida forte, delicada, abundante, baseada na produção local e um verdadeiro convite ao prazer.

A culinária versátil e às vezes um pouco inusitada é reflexo de fatos históricos e sociais que proporcionaram uma variedade de sabores, cores e tradições, oferecendo sobretudo uma cozinha alegre e flexível.

O azeite de oliva extra virgem, os tomates, as favas, as flores de abóbora, os presuntos e salames, os queijos, as carnes e o vinho são destaques dessa culinária simples e de inspiração camponesa. Apesar de simples é cheia de aromas, com ingredientes de excelente qualidade como as alcachofras, os cogumelos, as azeitonas e os aspargos frescos. Tantas hortaliças dão esplêndidas sopas como a minestrone e a cipollata (de cebola).


 
Minestrone ( Sâmara Martins )


A culinária típica da Toscana também é conhecida como “La Cucina Povera” – A Cozinha pobre e esta definição fazem alusão à origem camponesa da maioria dos pratos típicos da Toscana. Há uma máxima que diz que a culinária toscana resume-se à três bases: Pão-Vinho-Azeite.

A Toscana é a terra dos contadini, dos camponeses e agricultores, uma região que já sofreu muito com a escassez de produtos e nem sempre foi uma terra cheia de fartura como vemos hoje. O camponês toscano tinha que se virar com os poucos recursos que tinha, com os produtos da região para fazer o seu alimento.

Os toscanos são conhecidos por apreciarem os grãos, como o feijão branco cozido com azeite e sálvia; por apreciarem a carne bovina e outros diversos tipos de carnes exóticas assadas ou cozidas ao vinho, como javali, veados e coelhos. Além das sopas espessas e saudáveis que têm lugar certo a mesa de uma refeição típica da Toscana.

Dentre as iguarias italianas estão os queijos parmesão e pecorino (disponível em muitas variedades e feito com leite de cabra), servidos inclusive como prato principal ou sobremesa, e os cogumelos selvagens, como o funghi porcini. O outono é a estação certa para saborear pratos com cogumelos.

Na cozinha italiana, os cogumelos recebem o nome de funghi. E é na Toscana que se encontram em maior número. O mais famoso é o funghi porcini, nobre e carnudo cogumelo selvagem, que entra em receitas de risotos, pizzas e pode ser grelhado com alho. Há também as trufas, verdadeiras iguaria, e muitos outros cogumelos como o cantarello, o mazza da tamburo e o agarico nudo.

Outra especialidade é o azeite e as oliveiras espalhadas pela paisagem são a prova de sua importância.
A gastronomia é um capítulo à parte na incrível experiência de viver à moda toscana.
Ingredientes frescos, culinária rica e receitas de dar água na boca recheiam os cardápios em todos os restaurantes, dos mais simples aos mais exclusivos.

Uma cozinha que se destaca na culinária da Toscana é a florentina, com receitas que vão desde pratos tradicionais até as inovações mais originais e recentes.

No coração da cozinha florentina, existem quatro ingredientes básicos: pão (simples, sem sal, bem cozidos com uma crosta crocante e macio por dentro), azeite de oliva extra virgem, carnes (grelhadas, bifes florentinos, assado ou cozido ao vinho, como javali, veados e coelhos) e, finalmente, o vinho.


Como sabem sou uma eterna apaixonada a por caldos e sopas isso não é novidade pra ninguém, e mais apaixonada ainda pelo frio, pois ele nos permite valorizar diversos ingredientes como as hortaliças, legumes, carnes, massas e outras infinidades de opções.






Mal esperei o frio chegar e já fui pra cozinha preparar um delicioso MINESTRONE que é uma sopa italiana composta por uma grande variedade de legumes cortados e quase sempre, arroz ou macarrão. Os ingredientes mais usados são tomate, feijão, cebola, cenoura, aipo e batata.

Não existe uma receita específica para o minestrone, que pode ser feito com quaisquer legumes que estejam em época. O minestrone pode ser vegetariano, conter carne, ou conter algum caldo à base de carne (como caldo de galinha ou carne).

Mas Para facilitar a vida de vocês vou passa os ingredientes que utilizei no meu e como preparei e vocês poderam usar a criatividade e acrescentar os ingredientes que preferirem .  


Uma otima pedida para o frio !!! Trata se de um prato simples, facil e muito nutritivo otimo para um jantarzinho em familia.





Ingredientes:


2 colheres de azeite

100 g de bacon

10 g de manteiga

50 g de brócolis

50 g de couve flor
  
50 g de vagem

50g de cebola 

50 g de tomate 

50g de cenoura amarela 

50g de pepino

50 g de inhame

50 g de batata

1 cebola média picada

1 cenoura media 

1 batatas grande

1 abobrinha Itália 

250 g  de tomates pelati

200g de feijão branco cozido

1 litro de caldo de legumes 

200 g de massa ( pasta ) 

250 g de carne bovina para cozinhar 

Alho
 
Sal 

Pimenta do reino 




Modo de preparo:



Comece aquecendo o azeite e frite a bacon para soltar sabor, logo em seguida a carne bovina. Depois de 
alguns minutos acrescente a manteiga e a cebola e olho e refogue até dourar .

Depois refogue a cenoura, inhame, vagem, pepino, cenoura amarela, o tomate  e a batata. 

Adicione os tomates pelati com o molho e  o caldo de legumes, depois coloque a massa e o feijão branco já cozido  por fim acrescente  abobrinha, o brócolis e a couve flor .

Observe que há diferença de tempo de cozimento para cada tipo de legume.

Mexa bem e deixe cozinhar com a panela parcialmente aberta por aproximadamente 30 minutos ou até que os legumes estejam no ponto desejado. Acrescente a pimenta do reino moída na hora (preferencialmente) prove e ajuste o sal. 

Sirva com pães e queijo parmesão ralado.

Dica: servir o queijo parmesão em lascas sobre a sopa fica bonito e intensifica o sabor! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário