quarta-feira, 21 de maio de 2014

Costela de Cordeiro com risoto brie e damasco







A receita de hoje é daquelas que surpreendem qualquer paladar,começando pela costela de cordeiro com um sabor maravilhoso e muito marcante,fica ainda melhor se adicionamos ervas como alecrim e tomilho , passando para o risoto de damasco levemente adoçado dando um contraste agridoce formidável.
 
Vamos começar pela costela, pois deve fica marinando por umas 5 horas na cerveja. 



Ingredientes para o Cordeiro:



1 kg de costela de Cordeiro

Flor de sal

Pimenta a gosto

Alecrim

Tomilho

Azeite

350ml cerveja Murphy´s

250 g cebola

2 dentes de alho



Modo de Preparo:



Retire o excesso de carne entre os ossos da costela, até, mais ou menos, a metade, e corte em pedaços a cada duas costelas. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Pique em pequenos cubos a cebola.

Coloque a cebola picada , o alecrim , o tomilho e o azeite sobre as peças de carne regue com a cerveja.

Deixe marinando por umas duas horas.

Após este período, coloque azeite em uma panela e coloque os pedaços de costela para selar.

( Selar a carne é um dos processos mais importantes para garantir a maciez e suculência (umidade) da carne quando o método de preparo for por calor seco (carnes grelhadas, assadas ou fritas em pouco óleo). Selar significa dourar a superfície da carne rapidamente em uma superfície bem aquecida (panela, grelha ou forno) para selar (fechar, encerrar) a superfície, evitando a perda dos sucos naturais da carne e reduzindo o ressecamento. Portanto, espere até que se forme uma casquinha torrada em um lado da carne para então virá-la do outro lado. Dito isto, fica fácil entender porque o hábito tão comum de espetar o bife com um garfo e virá-lo na panela com freqüência, sem deixar que uma superfície fique bem tostada antes de virar, geralmente resulta em um bife seco e bem passado.)

 Doure bem os pedaços e acondicione em um refratário para ir ao forno para terminar o processo de cozimento.

Enquanto isso vamos ao risoto de brie com damasco.





Ingredientes para o risoto:



300 g Arroz próprio para risoto (lembrem-se que ele dobra de volume após o cozimento)

250g de queijo brie

100g de parmesão ralado

10 a 15 g de manteiga

20 ml suco de limão siciliano

Damascos cortados em fatias

250 ml de vinho branco seco
 
Sal

Pimenta do reino



  
Modo de preparo:



Em uma panela, colocar o azeite e o arroz. Acrescentar, logo em seguida o vinho branco seco.
É importante que o primeiro caldo do risoto seja vinho.
Corte o queijo brie e o parmesão em pedaços pequenos e adicione ao arroz.
Vá acrescentando água até que o arroz fique "al dente".
( Al dente é um expressão italiana que descreve o ponto satisfatório de cozimento da massa, ou arroz ou legumes que, ao ser servida, deve resistir ligeiramente à pressão dos dentes. Digamos que, a massa está cozida, mas não mole. Esse ponto acontece logo depois de a farinha cozinhar até o meio de cada pedaço ou fio de massa que, deve ser cozida até este ponto, não mais nem menos. )
 Assim que o queijo dissolver e incorporar-se inteiramente ao arroz, experimente e corrija o sal, se necessário. Quando o arroz atingir o ponto desejado, acrescente a manteiga, o suco do meio limão e os damascos. Incorpore e está pronto para servir.

 
Acho que carnes mais encorpadas, como a de cordeiro, combinam bem com sabores mais "adocicados". Por isso, vamos servir o nosso prato acompanhado de figos com molho de ervas ao forno, para eles basta adicionar manteiga com ervas frescas em um recipinte, os figos devem esta cortados em cruz na parte  do cabinho coloque um pouquinho da mistura de manteiga e ervas frescas cima de cada um deles. Levamos ao forno baixo por 10 minutinhos e está pronto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário