quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Diamantina Gourmet 2017





Diamantina Gourmet 2017 promove experiências gastronômicas na cidade Patrimônio Cultural da Humanidade
Festival movimenta melhores restaurantes da cidade histórica.

Entre 27 de outubro a 19 de novembro, a oitava edição do Diamantina Gourmet vai transformar a cidade natal de Chica da Silva na capital mineira da gastronomia. Onze principais restaurantes da cidade vão oferecer pratos ricos em cheiros e sabores. Cada chef vai ter a missão de rechear suas criações de histórias que remontam à época dos escravos e das pedras preciosas, associando à contemporaneidade da gastronomia mineira.

Com receitas exclusivas para o Festival, os restaurantes utilizarão ingredientes locais e ou regionais em seus pratos, sempre com muita criatividade e inovação. Durante os preparativos, os restaurantes envolvidos recebem a consultoria do renomado chef Edson Puiati para elaboração do prato que participará do evento.




O evento contará com uma grande abertura, entre os dias 27 a 29 de outubro na Praça do Mercado Velho com workshops de culinária e apresentações culturais. E no período até 19 de novembro, serão realizadas apresentações culturais no município e a continuidade dos pratos no cardápio do evento.

O objetivo do festival é impulsionar o município de Diamantina no cenário turístico cultural, através da promoção de suas riquezas gastronômicas e da valorização de seus talentos. O evento também visa incentivar o desenvolvimento do turismo pela divulgação e promoção da gastronomia, do modo de fazer e da cultura. Outra meta é oferecer uma ótima oportunidade de divulgação de pratos inéditos, incrementando a venda dos restaurantes durante o evento.
 
O Diamantina Gourmet conta com o patrocínio master da Codemig/Governo de Minas, além do apoio institucional da Prefeitura de Diamantina, da UNA e da FBHA. Os turistas poderão conhecer e se deliciar com os pratos exclusivos do evento.



Lista de restaurantes participantes e seus respectivos pratos e descrição dos pratos:













Hoje recebe cerca de 150 mil turistas por ano e foi fundada como Arraial do Tejuco em 1713, com a construção de uma capela que homenageava o padroeiro Santo Antônio. Seu crescimento é decorrente da descoberta dos Diamantes em 1729, o que tornou Diamantina a terceira maior povoação da Capitania Geral da Minas, em fins do século XVIII.
 
A cidade também ficou famosa em função de Chica da Silva, escrava alforriada, esposa de João Fernandes de Oliveira, um dos homens mais ricos do Brasil. Em 1831, a cidade emancipou-se do município do Serro, continuando com intensa vida comercial e cultural. Em 1938, Diamantina comemorou seus cem anos de elevação à categoria de cidade, recebendo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o título de “patrimônio histórico nacional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário