terça-feira, 30 de setembro de 2014

"TERRA DO CAFÉ-COM-BISCOITO"






Aconteceu no último dia 12, 13 e 14 de setembro aconteceu a tradicional Festa do Café com Biscoito, com a presença de algumas das grandes fábricas de biscoito e artesãos da cidade a festa vem a cada ano conquistando maior visitação e melhorando a experiência daqueles que aqui vem com a cultura e hospitalidade da cidade de São Tiago . E nos estivemos lá  para conferir todas delicias e claro com certeza voltaremos em outras épocas a cidade e também nos próximos festivais.




... Da bateia aos fornos de São Tiago, que tornaram o município conhecido como "TERRA DO CAFÉ-COM-BISCOITO". A história registra fatos que fazem do seu povo digno do apelido e da atividade que hoje desenvolve, fabricar biscoitos.



As famílias aqui estabelecidas, simpáticas e hospitaleiras, para agradar os viajantes se esmeravam no preparo das refeições feitas em panelas de ferro ou pedra, e na fabricação de deliciosos biscoitos de fubá e polvilho.
Assim foram surgindo e se impondo na Região as atividades agropecuárias, dentre elas, o cultivo da mandioca e a fabricação do polvilho, que se mantiveram em destaque durante várias décadas posteriormente dando lugar à produção de leite e café.

Com a crise destes, o povo São-tiaguense, em busca de uma nova atividade que assegurasse a melhoria de suas condições sócio-econômicas, investe no velho saber, a fabricação de biscoitos. Atividade até então corriqueira e passada de geração para geração, por ser oferecido aos visitantes, ou servido em eventos religiosos e/ou sociais.

Com as delícias dos fornos de São Tiago, em 1999 é constituída a ideia de realizar a "PARADA DO CAFÉ COM BISCOITO", ideia que deu certo, projeto aprovado pela lei estadual de incentivo à cultura.
O projeto "CAFÉ COM BISCOITO" viabilizou a expansão sócio-econômica do município, fazendo-se termômetro da atividade e carro chefe para projetos futuros e atuais, dentre eles, a adesão à Trilha dos Inconfidentes e Estrada Real.



A Cidade

São Tiago está localizada na região do Campo das Vertentes, a cerca de 200 quilômetros da capital, Belo Horizonte. As principais rodovias que servem o município são a BR-381 e BR-494. O povoado, que se transformou no atual município, foi fundado por bandeirantes espanhóis no ano de 1708 . A cidade possui o mesmo nome de seu padroeiro, santo muito popular na Espanha. Os primeiros habitantes da região teriam se fixado, na busca por ouro, ao redor de uma capela erigida em homenagem ao santo na fazenda denominada "Fazenda das Gamelas" (situada entre o rio do Peixe e Jacaré). Em 1802, já figurava numa relação de arraiais do termo da Vila de São José. Em 1849, São Tiago se torna distrito de São João del-Rei, e, mais tarde, de Bom Sucesso. Em 27 de dezembro de 1948, foi criado o município, com território desmembrado de Bom Sucesso, sendo emancipado oficialmente em 01 de janeiro de 1949.


Suco de morango ... da fazenda Lua Dourada 


Economia 


A economia local tradicional tem por base a agropecuária, a indústria extrativa de minerais. No setor agrícola produz milho, arroz, café, mandioca, dentre outros. 

A pecuária está dividida entre a produção leiteira e a recria de novilhos para o abate. No setor de mineração, além do minério de ferro, possui reservas de manganês, bauxita e tantalita. A habilidade para fazer quitandas é uma tradição que acompanha a trajetória do município. Por esta razão, mais recentemente a indústria de produção de biscoitos se consolidou e assumiu um papel importantíssimo na economia local, o que acabou conferindo a São Tiago o título de “terra do café-com-biscoito”.

Existem cerca de quarenta fábricas de biscoitos que geram dezenas de empregos diretos e indiretos. Destacam-se a torradinha (confeccionadas em diferentes sabores, tais como tradicional, queijo, alho, cebola, orégano, pimenta, pizza, parmesão) e os biscoitos doces, como as rosquinhas de nata, casadinho, entre outros.




Distritos e povoados

O município possui um distrito, denominado Mercês de Água Limpa (Capelinha), além de doze povoados na zona rural: Capão das Flores, Fundo da Mata, Tatu, Patrimônio, Chapada, Córrego Fundo, Jacaré, Cajengá, Germinal e Povoado dos Melos, e duas comunidades com características quilombola: São Pedro das Carapuça e Içara.

 

Turismo

São Tiago pertence a Estrada Real e ao circuito Trilha dos Inconfidentes, estando bem próximo dos municípios de Tiradentes e da cidade histórica de São João del-Rei, distante cerca de 44 quilômetros do município. A população local é simples, alegre e hospitaleira, sempre disposta a uma boa prosa, típica do interior de Minas.

A "Festa do Café com Biscoito", que acontece na praça da matriz, atrai visitantes de diversas localidades e está se consolidando como mais um atrativo da região. Começa na sexta com espetáculos musicais, se prolonga pelo sábado com degustações nos stands, oficinas e atividades culturais, e termina no domingo, mostrando a presença marcante do biscoito na vida da cidade.





A cidade também possui alguns atrativos naturais: cachoeiras como as da Soledade e do Simplício; o Balneário da Usina; e o Recanto do Rio do Peixe, que dispõe de área gramada, uma prainha de 200 metros de extensão e duchas. Igrejas: além da Matriz de São Tiago em estilo Neo-clássico, a cidade possui a "Capela do Rosário", a "Capela de São Sebastião" e o "Santuário Deus e Pátria", também conhecida como "Igreja do Senhor dos Montes", com suas paredes repletas de inscrições. Externamente, elas se referem à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica, com datas e fatos que ocorreram durante a participação do Brasil na Segunda Guerra e, internamente, a temas bíblicos. A capela está mais afastada do centro e dela se avistam os bonitos campos que cercam a cidade. As igrejas foram edificadas pelo importante filho da terra, Vigário Monsenhor Francisco Elói de Oliveira, veterano da Força Expedicionária Brasileira que auxiliou as tropas brasileiras na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.



O entretenimento principal das noites de São Tiago nos finais de semana são: o Magnatas Clube e a Sede Social Santiaguense com diversos bailes. Além dos clubes, São Tiago tem barzinhos e pastelarias para todos os gostos. E ainda proporcionam um ambiente agradável em contato com familiares e amigos.



Cachoeiras e Rios

Outros atrativos naturais que São Tiago oferece são as belas cachoeiras e rios que proporcionam grande contato com a natureza e descanso para moradores e visitantes. Exceto o Rio do Peixe e o Ribeirão da Fábrica as outras cachoeiras são de difícil acesso.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário