quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A História da Culinária Mineira / Feijão Tropeiro



 

Aculinária mineira, assim como todas as outras, está fortemente ligada à história de sua região. Foi no séculoXVI, com a chegada dos portugueses atraídos pela riqueza de ouro e diamante, que as misturas de cultura aconteceram com mais intensidade dando origem a pratos muito conhecidos hoje.

Naquela época, em consonância principalmente com a rápida imigração, as cidades ficaram superlotadas e a falta de alimentos caracterizou uma consequência. 

Existem registros que afirmam que muitos imigrantes morriam de fome, mas com as mãos cheias de ouro. Em virtude da escassez, as negras cozinheiras tinham que usar pouco sal (ingrediente caro naquela época) e criar pratos feitos à base de componentes como feijão preto, milho, mandioca, frutas, raízes e folhas de todos os tipos. Assim, a cozinha mineira se fez da simplicidade, sem grandes requintes, mas com um ingrediente importante, a criatividade.

Em Minas, os segredos da culinária passam de mãe para filha. Nos antigos cadernos de receitas escritos com letras caprichadas, ficam registrados os segredos da culinária fortemente influenciada pela cultura popular. Os pratos são feitos com muito cuidado e gosto já que a hora da refeição simboliza o momento dos encontros familiares, das conversas miúdas e da integração entre as pessoas em geral.

Na mesa, em qualquer que seja a combinação, o angu, a couve, o quiabo, a taioba entre outros, têm presença diária. Ingredientes que também nunca faltam na despensa são o milho e a mandioca. Com eles são feitos infinidades de pratos salgados e doces. No café da manhã, o dia se inicia com uma broa de fubá saída do forno, sempre regado a leite com café. O pão fresquinho com manteiga ou queijo também é sempre bem vindo.

Uma característica marcante é que o mineiro almoça como janta. Os cardápios são parecidos: arroz, feijão, folhas e carne, (de boi ou geralmente de porco). A sobremesa, por sua vez, é sempre farta e variada goiabada, doce de leite, de frutas, tudo casadinho com o queijo branco e fresco de Minas.Outra gulodice mineira bastante  típica e conhecida é o famoso pão de queijo, que deve ser servido logo após sair do forno. 

Outras iguarias bem características do Estado são: o tutu com lombo de porco e o famoso feijão tropeiro acompanhado de linguiça, do delicioso torresmo, da couve picada fininho e da rodela de ovo cozido. A canjiquinha com costelinha de porco também é uma ótima opção para as noites mais frias.













História do Feijão Tropeiro


 
O feijão-tropeiro é um prato típico dos estados brasileiros de Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Desde o período colonial, o transporte das mais diversas mercadorias era feito por tropas a cavalo ou em lombos de burros. Os homens que guiavam esses animais eram chamados de tropeiros. Até a metade do século XX, eles cortaram ainda boa parte do estado de São Paulo, conduzindo gado. O feijão misturado a farinha de mandioca, torresmo, lingüiça, ovos, alho, cebola e temperos, tornou-se um prato básico do cardápio desses homens, daí a origem do feijão tropeiro.





 Feijão tropeiro 



Ingredientes:



500g de feijão roxo 

300 g de costelinha de porco

300g de pancetta de porco

100g bacon 

200 g de linguiça suína (pode ser defumada) 

Cebolinha 

50 g de cebola 

4 dentes de alho 

Farinha de Mandioca 

Óleo de coco 

5 folhas medias de couve 

4 ovos 

1 limão cravo 

300 g de torresmo pré frito 

Sal



Modo de Preparo:



Em uma panela de pressão coloque o feijão roxo para cozinhar acompanhado de um pouco de sal, parte da linguiça e do bacon aproximadamente 30 minutos, o feijão tem que ficar no ponto al dente.

Tempere a costelinha com sal e limão cravo.


Em outra panela coloque aproximadamente 10 g de óleo de coco para refogar as carnes, comece pela costelinha, em seguida a pancetta, o bacon e por fim a linguiça acrescente a cebola e alho.




Pique as folhas de couve e os talos bem fininhos e acrescente a mistura, adicione o feijão já cozido sem caldo e a farinha de mandioca.







Frite o torresmo pré frito.

Em uma frigideira frite os ovos e acrescente a mistura, finalize com cebolinha. 





Disponha sobre o tropeiro o torresmo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário