terça-feira, 10 de setembro de 2013

Massa fresca com espinafre




Nosso post de hoje  é sobre nossas queridinhas massas italianas que fazem sucesso por todo o mundo encantando os mais exigentes paladares .

Não existe, na Itália, uma só região que não tenha sua própria teoria sobre a origem da massa.
Na Liguria, acredita-se que foram os mercadores genoveses que copiaram a receita dos povos nômades da Mongólia. Os venezianos acreditam que Marco Polo importou a massa da China, mesmo não dando muito crédito à suspeita de reputados historiadores de que o famoso viajante nem teria sequer deixado a sua terra natal. Em Roma, afirma-se que os antigos imperadores e senadores já comiam massa.
Os sicilianos têm a convicção de que a massa chegou à sua ilha por meio dos gregos ou dos árabes nos tempos medievais. Já os habitantes da Campania acreditam que só os mestres cozinheiros napolitanos poderiam fazer dos seus maccheroni o que a pasta representa hoje para a Itália: uma verdadeira paixão nacional. 

Seja como for, é certo que existem mais de 300 variedades de massa, constituindo um dos pratos mais apreciados da cozinha italiana. Toda esta variedade pode ser dividida em dois tipos:

·    pasta secca ou pasta asciutta, uma massa à base de sêmola de trigo duro e água, comercializada como produto seco e muito raramente preparada em casa; e
·    pasta fresca ou pasta casereccia (fatta in casa), a massa fresca, feita em casa, à base de farinha de trigo, ovo e, eventualmente, água.

A pasta secca é um produto industrializado e deve ser comprado e consumido assim. Mesmo a melhor dona de casa italiana ou o cozinheiro mais ambicioso preferem deixar o seu preparo ao pastaio e, mais recentemente, à fábrica de massas. A pasta secca caracteriza-se por uma tenuta di cottura fiável, ou seja, não se desfaz ao cozinhar. 

Ao contrário, a pasta fresca constitui a obra individual do cozinheiro, existindo numerosos segredos e artes para que a massa fique elástica e possa ser aberta na espessura ideal. E pasta fresca pode ser a strisce (tiras) ou ripiena (recheada). Em algumas regiões da Itália, a pasta fresca pode ser colorida, sendo chamada pasta colorata.

                                               
Em um post  anterior falamos sobre massa fresca , mas hoje a receita é de uma massa com espinafre que fica ótima para montar aquela lasanha  a bolonhesa ...






Massa fresca com espinafre 


Ingredientes :



200 g de farinha de trigo
100 g de espinafre, cozido
1 ovo grade 



Modo de preparo :


Esprema bem o espinafre cozido ate retirar toda a água, em um liquidificador triture até formar uma pasta e misture com o ovo.

Coloque a farinha numa superfície de trabalho abra uma cova no centro.
Coloque a mistura de espinafre e ovo e misture com um garfo.

Quando a mistura estiver incorporada à farinha, sove bem com as mãos até obter uma massa dura e homogênea. 

Se necessário, acrescente um pouco de água ou mais farinha.

Embrulhe em plástico e deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 30 minutos.

Após este tempo abra a massa com o auxilio de um rolo ou de um cilindro.

Corte essa massa  no tamanho desejado para cobrir a sua lasanha.






OBS: Costumo cortar minha massa em retângulos ou quadrado, pois acho que tica mais fácil para distribuir no refratário .








 Na hora de cozinhar sua massa é  importante adicionar sal grosso na água, com o objetivo de temperar a massa .






Nenhum comentário:

Postar um comentário