domingo, 12 de agosto de 2012

Galinhada


Meu sogro é de uma cidade do interior de Minas Gerais e como a maioria dos mineiros adora as comidinhas típicas da região , na semana passada ele me pediu para prepara uma galinhada ... fiquei apavorada porque nunca avia feito tal prato mas não podia negar o pedido a ele então fui para a   internet pesquisar como fazer a tal da galinhada , também consultei alguns livros  que me ajudarão bastante .

Descobri então que existem muitas receitas de galinhada por aí, com muitas variações, com palmito, com ervilha, com pimentão, de modo que você pode usar os ingredientes que mais lhe agradarem. 



 
Vamos aos ingredientes:





 
Ingredientes:


6 sobrecoxas com pele temperadas com pelo menos 4 horas de antecedência( pode ser usado outras partes do frango )

4 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

2 tomate sem pele e sem semente picado

1 pimentão verde

Caldo de galinha

2 xícaras de arroz

Colorau

sal, pimenta, salsinha de acordo com o seu gosto


Modo de preparo:


Aqueça o azeite coloque os pedaços de frango na panela com a pele virada para baixo. Quando estiverem bem corados vire-os e retire as peles (faço isso sem tirar da panela mesmo). É importante esse processo para aproveitar a gordura que solta da pele, ela dá sabor ao prato. Junte a cebola e vá mexendo em fogo baixo, quando ela murchar coloque o alho e o colorau. Refogue por mais alguns minutos e adicione o tomate e o pimentão. Tampe a panela para os ingredientes se integrarem.  

Na sequencia, junte o caldo de galinha e o arroz (eu acrescentei ainda uma colher de sobremesa de sal). Cubra com água fervente até passar 1 dedinho do nível do arroz. Mantenha em fogo baixo e quando a água baixar até o nível do arroz, tampe a panela para terminar de cozinhar. Vá experimentando de tempos em tempos, se achar necessário coloque mais água até o arroz estar bem cozido ou sal ate acertar o tempero.

O importante nesse prato é que o frango esteja muito bem temperado, um pouco mais do que o habitual porque o tempero vai se dissipar no arroz. No meu frango tinha pimenta, sal, vinagre, mostarda e shoyu.



3 comentários:

  1. Hummm adoro galinhada! Adoro tudo que vai arroz

    ResponderExcluir
  2. Samara,
    Adorei conhecer o seu blog tb, e que receita deliciosa!! Você já viu a receita de galinhada do Alex Atala? Achei esses dias no programa da Ana Maria Braga.

    Beijoss
    http://dopaoaocaviar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir